segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dicas Culinárias com Isamara Amancio

Dicas Culinárias

1  -  Use ovos em temperatura ambiente para bater a massa do bolo, pois assim ela cresce melhor na hora que você vai batê-la.

2 – Se os ovos estiverem gelados, o líquido da receita precisa estar em temperatura morna.

3 – A massa deve ser bem batida. Quando você for bater a massa deixe a batedeira batendo os ovos com açúcar por mais ou menos 20 minutos. Desta maneira a massa aguenta melhor o peso da farinha quando você for incorporá-la.

4 – Se o bolo for amanteigado, use a manteiga e os ovos em temperatura ambiente. Desta forma estes ingredientes ficarão com textura bem cremosa e crescerão rapidamente.

5 – Unte as assadeiras somente no fundo com margarina e farinha de trigo. Quando o bolo assar deixe esfriar e passe a faca nas laterais da assadeira. Desta forma o bolo ficará do mesmo diâmetro da assadeira que você usou. Se você untar as laterais da assadeira, o bolo encolhe e fica menor do que o diâmetro da assadeira.

6 – As fôrmas de buraco devem ser untadas totalmente na parte interna, tanto com margarina como com farinha de trigo. Sendo assim, o bolo descola por igual.

7 – A massa do bolo deve ficar na altura da metade da assadeira quando ainda estiver crua. Desta forma o bolo terá espaço para crescer totalmente sem cair para fora da assadeira.

8 – Quando a massa for pão-de-mel, a quantidade de massa colocada na assadeira deve ser somente 1/3 do volume da assadeira. O que acontece é que este tipo de massa cresce muito com o calor e precisa de mais espaço para crescer do que outras receitas.

9 – Coloque o bolo em forno a 150 ou 180 graus. Este é um calor moderadamente quente. Desta forma o bolo cresce aos poucos e cozinha por dentro. Se você colocar o bolo em forno muito quente o bolo pode crescer e dourar, porém pode ficar cru no centro.

10 – Se você colocar uma massa amanteigada em forno muito quente ela crescerá muito no centro formando um morro, ou então ela ficará dourada e com o centro do bolo ainda mole.

11 – Para ver se o seu bolo está pronto você pode colocar um palito de dente no centro do bolo, depois que ele já está dourado. Ou você pode colocar a mão sobre a massa do bolo. Se a massa estiver faltando assar, quando você colocar a mão ficará a marca dos dedos. Quando a massa estiver pronta você coloca a mão e a massa está fofinha mas a sua mão não deixa marca nenhuma.

12 – Retire a massa do forno e deixe esfriar para depois desenformar (antes de desenformar passe uma faquinha nas laterais da assadeira para o bolo soltar).

13 – A margarina usada para untar a assadeira deve ter 80% lipídios, pois assim o bolo desenforma bem ainda frio, sem ficar colando na assadeira.

14 – Desenforme o bolo sobre um prato ou bandeja e vire novamente em outra superfície para que ele fique na posição que foi assado.

15 – Use faca de serra maior que o bolo a ser cortado. Desta forma você conseguirá cortá-lo sempre retinho pois a serra alcançará de um lado a outro.

16 – Quando você estiver cortando o bolo vá girando o bolo aos poucos para que você veja o lado e a altura certa que está cortando.

17 – Corte sempre o bolo de baixo para cima, ou seja, coloque o bolo sobre a mesa e corte a parte debaixo primeiro. Retire o bolo de cima e afaste para o lado a parte cortada. Repita novamente esta operação até terminar toda a altura do bolo.

18 – Deixe o bolo coberto com papel filme até a hora de usar ou rechear pois assim ele não resseca.

19 – A massa assada e embalada no papel filme pode ser congelada por até 3 meses.

20 – Quando você for descongelar a massa coloque de um dia para o outro na geladeira, ou deixe sobre a mesa mais ou menos 3 horas em temperatura ambiente, ou coloque no microondas em potência máxima de 2 a 3 minutos. Quando você rechear esta massa não poderá mais recongelar. Este bolo dura 3 dias em geladeira com textura e gosto fresquinhos.

21 – Você pode usar aro ou assadeira para montar o bolo.

22 – Se usar aro, coloque o aro sobre o prato ou bandeja. Dentro do aro coloque uma fatia de massa de bolo, regue com a calda que desejar e recheie. Coloque outra fatia de massa e continue a montagem até a altura desejada. Passe papel filme. Deixe o bolo gelar em freezer por no mínimo 2 horas ou em geladeira por mais ou menos 6 horas e retire o aro. Deste jeito o seu bolo estará bem montado e firme.

23 – Se vocé for montar dentro de assadeira: Coloque dentro da assadeira um saco plástico aberto ou forre com papel filme. Este plástico deve ficar também um pouco para fora da assadeira. Coloque sobre o plástico uma fatia da massa, depois regue se desejar e recheie. Coloque outra fatia de massa e continue a montagem até terminar a altura desejada. Passe papel filme no bolo e coloque o bolo em freezer por 2 horas no mínimo ou coloque na geladeira por mais ou menos 6 horas. Após este período, retire da assadeira. O seu bolo estará firme para decorar.

24 – O bolo montado na assadeira pode ser congelado por até 3 meses desde que esteja protegido com bastante papel filme.

FONTE: SITE ISAMARA AMANCIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário