domingo, 18 de agosto de 2013

Passo a Passo: Decoração de Bolo Chantilly

Olá meninas, gostaria de partilhar com vocês a montagem e a decoração de um bolo. Muitas pessoas perguntam como pode deixar o bolo mais reto e como fazer para o recheio não escapar. Então aqui vai alguma dicas básicas para as iniciantes. 

1. Para facilitar a montagem utilize a mesma forma que foi assado o bolo, para soltar sem grudar, coloque um plástico no fundo da forma. Corte a massa em três partes, coloque a primeira parte no fundo da forma, regue com uma calda, ou leite, ou guaraná, e recheie, coloque a segunda parte e regue novamente, por último coloque a massa e regue novamente. Cada camada de massa pode ser apertada levemente para que fique retinha. Cubra com papel alumínio e leve para gelar, prefiro de um dia para o outro. 



2. Capriche no recheio. 


3. Ao retirar da geladeira passe para tabuleiro. Com uma espatula espalhe o chantilly, deixe o mais reto possível. Um segredinho para deixar mais retinho e sem marcas de espátula é depois que espalhar o chantilly, passe novamente a espatula de alumínio quente. (esquente água numa leiteira), e vá passando no bolo, guando esfriar passe na água novamente até obter o resultado desejado. Para que isso ocorra não deve ter economia de chantilly. 
3.1  Flor de Chantilly: Para quem não tem a base que se usa para fazer flores, pegue um palito de pirulito ou sorvete, e espete um suspiro, ele será a base da rosinha. Com bico pétala contorne o suspiro.

3.2 Deve formar um cone em volta do suspiro. 


3.3 Continue contornando com o bico, sendo uma pétala sobre a outra, conforme a figura abaixo.  






4. Com mesmo bico pode fazer um babado na lateral d bolo. 



5. As folhas também podem ser feitas com mesmo bico.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário